quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Formou-se a Tempestade Tropical Karen no Golfo do México e poderá afectar Nova Orleães nos próximos dias

03Out2013: Formou-se esta tarde a Tempestade Tropical Karen no Golfo do México, afectando neste momento o Cabo Catoche no México.

Às 15h registava ventos sustentados de 100 km/h com rajadas mais fortes, e poderá nos próximos dias chegar a furacão.

Estão já várias localidades entre os estados do Lousiana e Florida sob aviso de furacão, incluindo a cidade de Nova Orleães que foi violentamente fustigada pelo Furacão Katrina em Agosto de 2005.

Trajecto e localidades sob aviso de furacão

Imagem de satélite
Depressão Tropical Jerry

A tempestade Jerry perdeu intensidade nas últimas horas e tornou-se uma depressão tropical com ventos na ordem dos 55 km/h.

Está a perder as características tropicais e poderá dissipar nos próximos dias chegando aos Açores já numa fase pós-tropical no domingo.



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tempestade tropical Jerry poderá dissipar antes de afectar os Açores

02Out2013: A tempestade tropical Jerry mantêm-se relativamente estacionária desde ontem, prevendo-se que hoje comece a deslocar-se para nordeste em direcção aos Açores.

Hoje às 15h UTC, a tempestade registava ventos sustentados na ordem dos 65 km/h e rajadas na ordem dos 80 km/h. Encontrava-se a 1910 km a sudoeste dos Açores com uma pressão mínima de 1009 hPa.

Para os próximos dias, e segundo as previsões do Centro de Furacões (NHC), poderá chegar aos Açores no próximo domingo, embora os modelos indiquem que venha a dissipar antes disso.

A tempestade encontra-se neste momento cercada de ar seco que poderá vir a afectar a sua estrutura tropical.

Previsão trajecto próximos dias

Imagem de satélite 

Imagem de vapor de água mostra ar seco a cercar a tempestade 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tempestade Tropical Jerry a sudoeste dos Açores

01Out2013: A Tempestade tropical Jerry que formou-se ontem no Atlântico, registava hoje às 15h UTC ventos sustentados na ordem dos 75 km/h com rajadas mais fortes, a pressão mínima 1007hPa.

Durante o dia de hoje a tempestade deslocou-se lentamente para norte, prevendo-se que continue nas próximas horas sem significativas alterações.

Segundo o Centro de Furacões de Miami (NHC), esta tempestade nos próximos 5 dias poderá aproximar-se a sudoeste dos Açores.

Previsão trajecto nos próximos dias segundo o NHC

Previsão próximos dias segundo vários modelos numéricos
 
Imagem de Satélite